O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), enviou nesta segunda-feira (28) um material de apoio às Promotorias de Justiça para dar suportes às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O material contém o último Boletim Nacional Epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde sobre a situação da microcefalia em cada estado e o levantamento do índice de infestação causada pelo mosquito Aedes aegyti no ano de 2015. As informações estão separadas por estados e municípios para possibilitar a comparação e a observação da evolução do problema no país.
Foi encaminhado, ainda, o Informe Epidemiológico nº 18 elaborado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública sobre Microcefalias (COES-MICROCEFALIAS), com informações atualizadas até o dia 19 de março. O informativo tem o objetivo de descrever o padrão epidemiológico da ocorrência de microcefalias relacionadas às infecções congênitas. Foi enviado também o último Boletim Epidemiológico da Dengue emitido pela Secretaria de Saúde do Ceará que contém, dentre outras coisas, o Índice de Infestação Predial (IIP) nos municípios, dado relevante para nortear recomendações e ações civis públicas.
Além disso, consta no material de apoio um roteiro prático a ser seguido para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti para ser divulgado nas rádios, e uma relação com as atribuições dos agentes comunitários de saúde no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya.