O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), promotor de Justiça Hugo Porto, participou, nesta quinta-feira (25), da mesa de abertura da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, também esteve presente o promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Maracanaú, Rubem Machado. Realizado no Hotel Oásis Atlântico Imperial, o evento promoverá a discussão de políticas públicas para a população com deficiência até esta sexta-feira (26).
Com o tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, a conferência é promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef), colegiado vinculado à Secretaria da Justiça do Estado, com o apoio do Governo do Ceará. Entre as atividades previstas na programação do encontro estão a leitura e aprovação do regime interno, palestra magna com mesa de diálogos, debate, orientação dos trabalhos, grupo de trabalho, aprovação das propostas e eleição dos delegados.
A expectativa é de que 230 delegados eleitos nos municípios cearenses participem do evento. Deste total, 44 delegados serão escolhidos para representar o Ceará na IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada em Brasília entre os dias 25 e 29 de abril.