Foi empossada na manhã desta segunda-feira, 29, a nova procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Maria do Socorro Brito Guimarães, indicada por merecimento para ocupar a 25ª Procuradoria de Justiça. A 4ª sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPCE, presidida pelo procurador-geral de Justiça Plácido Rios, teve a presença da ex-procuradora-geral de Justiça e atual controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Socorro França.
A solenidade contou com as presenças do corregedor-geral do MPCE, José Wilson Sales, a ouvidora-geral, Magnólia Barbosa, o presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Lucas Azevedo, além de promotores e procuradores de Justiça, servidores da PGJ, representantes do Judiciário, das Universidades, da Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Brasil e mais as procuradoras de Justiça aposentadas Marylene Barbosa Nobre, Ildete de Sousa Holanda, Maria Luíza Fontelene e Yolanda Pereira.
A procuradora recebeu o Termo de Posse das mãos do marido e da filha, sendo homenageada pela Marçonaria, servidores dos Órgãos Colegiados e também pela Casa do Estudante do Ceará (CEC), instituição que representa estudantes de 46 municípios cearenses, por sua atuação na 5ª Promotoria de Justiça, com atuação na área da educação. “Para nós estudantes, Socorro Brito é fonte de inspiração. Nos inspira a trabalhar com decência, retidão e coragem. São profissionais como a senhora que nos fazem acreditar na Justiça”, destacou Francisco Jonas Braga Bandeira, em nome dos estudantes da CEC.
A controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública lembrou de seu tempo como procuradora-geral de Justiça, quando Socorro Brito era secretária dos Órgãos Colegiados e destacou os princípios éticos e o trabalho desenvolvido pela nova procuradora de Justiça. “Lá fora alguém está esperando. Lá fora a sociedade está convicta de que o Ministério Público é a instituição mais acreditada do país e formada por homens e mulheres altivos e trabalhadores. E hoje soma a esse egrégio Colégio a presença de vossa excelência”, disse Socorro França.
Após 23 anos como promotora de Justiça, Socorro Brito chega ao segundo grau do MPCE garantindo que o “compromisso com os princípios que regem o Ministério Público continua firme e forte, da mesma forma como quando ingressei em 1993. Minha convicção na força dessa instituição continua inabalável e continuo acreditando que o Ministério Público é o guardião da Constituição e das leis”, destacou, afirmando ser convicta que o exercício de sua função “é sacerdócio e não profissão”.
O procurador-geral de Justiça parabenizou a nova procuradora de Justiça. “Inicia-se uma nova vida institucional na instância superior. Novos desafios e lutas serão travadas, agora com novos objetivos e renovado espírito institucional. Como é difícil promover a justiça num país tão desigual e injusto, numa nação que clama por dias melhores e espera tantas respostas de nós. Deus a abençoe e guie nossos passos na busca de uma país mais justo”, disse Plácido Rios.
Veja aqui mais fotos da solenidade.