Jogo de tabuleiro auxilia MPCE na conscientização contra a violência doméstica


Promotores de Justiça que atuam na área de violência doméstica e familiar contra a mulher ganharam uma importante ferramenta de atuação. Trata-se do jogo de tabuleiro denominado “Violetas: Cinema&Ação no enfrentamento da violência contra a mulher”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Gestão, Educação e Prática Social em Saúde e na Enfermagem (GEPS), da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pela professora doutora Maria Raquel Gomes Maia Pires.

O jogo promove o debate e a conscientização da problemática da violência de gênero, trabalhando a questão através de uma atividade lúdica e da arte, sendo destinado a estudantes, profissionais e interessados na questão. Alguns exemplares do jogo foram doados ao Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim) do Ministério Público. Tais exemplares foram destinados aos Núcleos de Gênero Pró-Mulher em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crateús e Sobral, para serem apresentados dentro das programações iniciadas, a partir do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 08 de março.

A promotora de Justiça e coordenadora do Caocrim, Flávia Soares Unneberg destacou a importância desta ferramenta, afirmando que ela não só representa um instrumento interdisciplinar de atuação, como também é um eficiente veículo de conscientização e enfrentamento do problema. Informações sobre o jogo podem ser obtidas no blog: https://recriarse.wordpress.com/ canal que também permite sua aquisição.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Fone: (85) 3452.3769/3452.3781

Email: imprensa@mpce.mp.br