MPCE promove ações em Fortaleza e Sobral para comemorar Dia Mundial do Consumidor

semana do consumidor 2016Comemorado no dia 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor será marcado por palestras e prestação de serviços em Fortaleza e Sobral. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) e da Coordenadoria Regional do DECON Sobral, promove vasta programação nesta terça-feira nas duas cidades.

Em Fortaleza, um café da manhã com consumidores, que será oferecido na sede do DECON (localizada na Rua Barão de Aratanha, nº 100, no Centro de Fortaleza), a partir das 7 horas, inicia as comemorações. A partir das 09h, a Festa do Dia Mundial do Consumidor será realizada na Praça do Ferreira com uma intensa programação que vai até 14 horas.

Na ocasião, representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e das empresas de telefonia TIM, Oi, Claro e Vivo estarão presentes para negociar dívidas dos consumidores. Será possível parcelar e até mesmo obter descontos nas faturas vencidas.

Na programação também estão previstas a apresentação do teatro de fantoches “Pingo e Gota”, da CAGECE, que é direcionada ao público infantil e vai dar dicas de como evitar o desperdício de água, uma palestra do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará com orientações de segurança contra incêndio e uma ação com esclarecimentos acerca das atuações das Agências Reguladoras de Serviços Públicos.

O evento contará ainda com a prestação de serviço da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza) que vai permitir que os consumidores façam consulta aos bancos de dados do SPC e do SERASA.

Além do DECON, estarão presentes no evento para atender os consumidores e realizar orientação jurídica e registro de reclamações o Procon Assembleia, a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e o Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado do Ceará (Sincegás).

Coordenadoria Regional do DECON Sobral

Em Sobral, o Dia Mundial do Consumidor será comemorado das 08h30 às 11h30, no Beco do Cotovelo, onde a população vai ter acesso à prestação de diversos serviços. Entres eles, está a divulgação do Consumidor.gov pelo MPCE, minipalestras a serem proferidas pela OAB Subsecção Sobral, a consulta de dados no SERASA e no SPC através da CDL de Sobral e o balcão do microempreendedor individual, disponibilizado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) de Sobral. Além de tudo isso, o Serviço Social do Comércio (SESC) vai oferecer serviços de massagem, aferição de pressão arterial e orientações de saúde.