CAOPIJ acompanha inspeções de Unidades Socioeducativas de Sobral e Crateús


CAOPIJ SOBRALA equipe técnica do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) acompanhou as inspeções das Promotorias da Infância e Juventude das Comarcas de Sobral e Crateús, realizadas nesta terça (15) e quarta-feira (16) nas Unidades Socioeducativas daqueles municípios. Em Sobral, foram inspecionados o Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente e a Unidade de Semiliberdade Regional de Sobral e, em Crateús, a Unidade de Semiliberdade do município. Participaram das inspeções a pedagoga Cláudia Viana e a psicóloga Margarida Giffoni.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Sobral, Plínio Augusto Almeida Pereira, destaca a importância do acompanhamento das inspeções por especialistas do CAOPIJ. “É necessário que se mantenha o acompanhamento das inspeções, pelo menos anualmente, para garantir uma análise comparativa das mesmas”, afirma.

Já em Crateús, a equipe técnica do CAOPIJ e a promotora de Justiça Milvania de Paula Britto Santiago visitaram a Unidade de Semiliberdade de Crateús. Para a promotora de Justiça, o acompanhamento da equipe técnica permite um olhar específico, que não é comum nas inspeções realizadas bimestralmente. “A psicóloga ouviu cada adolescente, dois dos quais são egressos de centros educacionais de Fortaleza e têm uma experiência que os diferenciam dos demais. Ela pode nos orientar sobre procedimentos a serem adotados em relação a dificuldades na disciplina”, disse.

A promotora de Justiça Crateús afirmou que a instituição de semiliberdade do município não apresenta problemas de funcionamento, mas o olhar específico da pedagoga mostrou ser aconselhável uma parceria que permita aos jovens assistidos receberem uma contrapartida financeira no trabalho executado para profissionalização. “Acreditamos que, ao terem acesso a uma renda advinda do trabalho realizado, os jovens passem a buscar honestamente os recursos que desejam para as necessidades de vestuário e lazer que as famílias, na maioria das vezes, não podem lhes oferecer”, ponderou Milvania de Paula Britto Santiago.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Fone: (85) 3452.3769/3452.3781

Email: imprensa@mpce.mp.br